![]() |
Day by Day* T-ara Core Contents Media, 2012 Nota: 3/5 |
Bem, meu grupo favorito de todo o K-Pop é T-ara! Tipo bias mesmo! À primeira instância eu vou estar sempre amando tudo que elas fazem – e mesmo que depois eu venha admitir as falhas presentes, no fim ganha o que é bom.
Um dos motivos pelos quais gosto tanto é a dramaticidade de suas canções e conceitos. Os vídeos de T-ara sempre são mais além do usual showcase de artista/coreografia que se vê K-Pop afora [*cof* SM Entertainment *cof cof*] – todos os vídeos delas sempre tiveram muito mais que apenas dança e, a partir de Roly Poly [2011], eles passaram a apresentar conceitos mais elaborados, além de uma extensão maior, assumindo status de curtas-metragens musicais.
De todo caso, as músicas de T-ara nunca são canções simplesmente; com poucas exceções [Round & Round, maio de 2012], a Core Contents Media [CCM] sempre investe para lançar T-ara sob conceitos elaborados e inovadores dentro da discografia do grupo.
Eis que o novo comeback de T-ara, Day by Day, não poderia ser diferente. Seguindo a mesma estratégia feita com Cry Cry/Lovey-Dovey, CCM relança T-ara com uma canção midtempo de teor dramático, mas de grande poder cativante, acompanhada de um videoclipe épico de proporções cinematográficas.
“Day by Day” tem a mesma estrutura de “Cry Cry”, só que enquanto esta, com sua bateria eletrônica, cordas sintetizadas e piano dramáticos, lembra “Baby One More Time” [Britney] em alguns momentos, “Day by Day” segue uma linha mais texana/mexicana, à lá “Criminal” – oi FLAUTAS!
Com uma produção mais limpa e sofisticada [dos mesmos responsáveis por “Cry Cry”*], “Day by Day” abre o EP homônimo com uma flauta que evoca espíritos cinematográficos – gritando Kill Bill [!!!] a cada segundo; isso é o que há de impressionante e único em T-ara, uma canção sempre evoca milhares de imagens, independente se você entende a letra ou não. Logo depois entram o violão, a percussão e o sensacional rap de Hwayoung, definindo o tom sempre dramático da canção. “Day by Day” também apresenta uma divisão de versos mais justa, comparada aos singles mais recentes do grupo; Hwayoung brilha com seus raps, enquanto Soyeon, Eunjung e Hyomin são sempre as fontes confiáveis do grupo para vocais maduros e concretos; só que neste single é legal ver cada uma ter sua parte bem distribuída, especialmente a membro mais nova, Areum que surpreende nas notas altas da ponte.
========
A faixa-título é seguida por Holiday, uma canção fofíssima sobre temer feriados porque não se tem nada pra fazer para ocupar a mente e, assim, evitar chorar pelo amor que não está; enquanto isso, a música é bem upbeat, com um quê de garage band de synth pop.
Ela é seguida pela sensacional balada Don’t Leave! Ela não apresenta nada de extraordinário no K-Pop, sendo uma típica balada pronta para trilha-sonora de dorama. Só que não! Tudo em “Don’t Leave” é grande, eloquente e… dramático – sendo ela própria o dorama e não apenas sua trilha. Cada elemento da canção brilha por si só: desde a orquestração real [nada de cordas sintéticas], ao trompete solitário e emocionante e, finalmente, o piano de background que acelera o coração e toma conta de tudo sempre que os raps de Hwayoung, Eunjung e Areum aparecem.
O EP fecha com dois remakes de canções do primeiro álbum em japonês de T-ara (Jewelry Box): HUE e Love Game ("T-aratic Magic Music" e "Keep Out", respectivamente) seguem a linha synth-pop que também anda em moda no K-Pop. Não possuindo a teatralidade das antecessoras, as duas canções soam mais como tapa-buracos do que como parte do conceito; mas não deixam de ser boas e merecem ser ouvidas, apenas por serem tipicamente “t-arafun”.
========
Mesmo seguindo a linha de seus dois últimos lançamentos, “Day by Day” é um marco nos conceitos sempre camaleônicos de T-ara. As canções soariam perfeitas ao vivo, com banda, pois a produção está mais orquestrada, ao invés dos usuais sintetizadores e pro-tools do Pop em geral.
Quem acompanha o trabalho delas percebe o quanto as principais canções têm um parentesco maior com as músicas do Absolut First Album, o primeiro LP do grupo, com canções que têm os raps como umbigos emocionais ("Don't Leave" lembra "NeoNeoNeo", do LP, de forma atraente e perigosa). Os instrumentais reais dão um passo à frente na dramaticidade do grupo que, mesmo com as recentes mudanças em line-up, continua fiel à sua identidade mutante.
Aliás, a adição de Areum até então tem se provado ótima e em nada tem atrapalhado a dinâmica do grupo; ao contrário, parece ter contribuído para a melhor distribuição das tarefas em T-ara.
Por fim, “Day by Day” é um EP que não revoluciona em nada a musicalidade no K-Pop, mas que tem uma produção fina e sofisticada demais para ser ignorado ou desmerecido.
========
*Tracklist:
1. Day by Day [Escrita/Produziada por Ahn Youngmin (lyrics), Cho Youngsoo, Kim Taewun]
2. Holiday [Escrita/Produzida por Kim Ki Beom, Kang Ji Won]
3. Don't Leave (떠나지마) [Escrita/Produziada por Ahn Youngmin (lyrics), Cho Youngsoo, Kim Taewun]
4. Hue [Escrita/Produzida por Kim Ki Beom, Kang Ji Won]
5. Love Game (사랑놀이) [Escrita/Produzida por Park Deok Sang, Crazy Park]
