Girl's Day, que debutou em 2010, se estabilizou na competitiva indústria do K-Pop como um grupo de aegyo exagerado e conceitos bizarros, altamente açucarados. Seu single de estréia Tilt My Head foi recebido com escárnio, por conta de seu conceito, MV e produção bizarras. Mas, enquanto a canção fazia pouco pelo talento vocal de Girl's Day - principalmente de suas vocalistas principais Minah e Sojin -, ela já dava alusão do que foi desenvolvido, em termos sonoros, pelo grupo.
Consistência
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| Girl's Day: Segunda formação, Twinkle Twinkle Imagem: Everyday Girl's Day |
Canções como "Hug Me Once" e "Oh My God!" continham uma estranheza cartunesca inerente ao grupo e definitivamente irresistíveis à luz do carisma de Minah.
Em outubro do ano passado, com a lindíssima "Don't Forget Me", Girl's Day evoluiu de guilty-pleasure detentor de certa "vergonha alheia", para um ato de tendências Dance e Synth Pop mais refinadas e chic que, apesar de ainda bem girlie, diminuía o sabor ultra-caramelizado de seu som.
Escrito e produzido pelo responsável por outros sucessos do grupo, Nam Ki-sang, "Don't Forget Me" contém vocais maduros, quase sem processamento, em comparação singles anteriores. Agora com quatro membros (Jihae saíra por motivos pessoais, ou seja, expulsa pela agência em k-popês), o grupo parecia ter saído do universo caricatural que sempre pertenceu.
Evolução
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| Expectation (DreamTea/LOEN Entertainment) |
No tocante à imagem, elas deixaram de vez a estética de desenhos animados, adotando figurinos mais maduros, condizentes com a maioridade de todas as integrantes.
A coreografia exala sensualidade, causando óbvio choque em quem era acostumado a descartar o grupo devido à sua fofura excessiva.
Carregando o bastão deixado por "Don't Forget Me", "Expect" leva o som do grupo às inebriantes luzes da pista de dança. A produção de Nam Ki-sang se aprofunda em sintetizadores e batidas potentes e adultos, utilizando elementos usuais do Dance Pop como a instrumentação em crescendo que explode em um refrão simples, baseado em hooks típicos do K-Pop.
Mas é a performance profissional de Girl's Day que faz do novo conceito um sucesso. Elas atingem a sensualidade da faixa sem ressalvas, transmitindo a nova imagem com a mesma naturalidade que expressavam os conceitos anteriores. Certamente uma evolução no estilo do grupo e, ainda que não seja uma novidade do gênero, é mais interessante que muita coisa do atual cenário do Pop (Britney Spears mataria por esta canção).
O restante das novas faixas do álbum desenvolve bem essa mudança. Fortemente baseada em hooks, Easy Go é uma das canções mais parecidas em performance com o passado do grupo, mas que apresenta arranjo Pop mais evoluído, marcado por violões e piano nos versos e culminando em uma ousada guitarra elétrica ao fim da canção. Don't Trust Her segue a linha do Bubblegum-Pop que, apesar de lembrar no refrão a meninice de hits passados, tem batidas mais sensuais.
Em I Don't Mind (co-escrita pelas garotas), o grupo diminui seu característico ritmo frenético, apresentando desempenhos vocais surpreendentes, não só pela eficiência técnica mas também pela excelente dramaticidade. Finalmente, com Oh Great elas trazem de volta o aegyo, fechando a parte de inéditas do álbum para introduzir a uma pequena seleção dos maiores sucessos do grupo.
Partindo da poderosa sonoridade de pista e passando por territórios do Pop já testados, "Expectation" desafia as expectativas habituais que se tem de Girl's Day. Executado com excelência pelo grupo, o álbum é um exercício evolutivo em estilo e assinatura para um grupo idol.
Mesmo apresentando os flertes pasteis e coloridos - marcados principalmente nos singles antigos - o álbum demonstra crescimento não somente na performance de Girl's Day, como também na flexibilidade criativa de Nam Ki-sang (principal produtor) e nas intenções da Dream Tea Entertainment em demonstrar tal evolução na imagem do grupo.
Nota: 4/5*
*Deveria haver mais faixas inéditas.

