quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Gee" de Girls' Generation estará na trilha da nova telenovela global

GEE!

É praticamente uma lei universal brasileira: quando uma música figura em alguma telenovela, pode-se esperar um crescimento substancial na popularidade de determinado artista.

Segunda-feira, 29, estreia a nova novela das 7 Sangue Bom e, segundo o Musicas.com.br, site da própria Globo, nada menos que um dos maiores e mais queridos hits do K-Pop fará parte da trilha: Gee de Girls' Generation.



"Gee"

Criada por Maria Adelaide Amaral ("Dercy de Verdade", "Ti Ti Ti") e Vincent Villari (atuou como colaborador de sucessos como "Da Cor do Pecado" e "A Casa das Sete Mulheres" - esta é sua primeira novela como), a comédia dirigida do Denis Carvalho é focada em pessoas interessadas pelos holofotes.

Não se sabe ao certo os detalhes da canção na trama, mas uma coisa é certa: se for tema de algum casal popular ou de algum núcleo engraçado da trama, a viralização é quase garantida. De acordo com o Musica.com.br, "Gee" provavelmente será a primeira faixa da trilha internacional da novela e, no próprio site, já consta a tradução da canção (com direito a partes nomeadas!).

K-Poppers X The World

A repercussão da notícia dentre os fãs brasileiros de K-Pop ainda terá de ser avaliada, mas já se pode prever um reboliço nas redes sociais contra assim que a canção debutar na trama.

O fandom K-Pop é um dos mais contraditórios que existem. Ao mesmo tempo que se deseja a popularização do gênero, trazendo maior atenção para seus artistas e, assim, possibilidades mais concretas para a vinda de turnês para os respetivos países, existe uma rejeição enorme quando pessoas fora do mundinho K-Popper se interessam pelo gênero.

Um exemplo claro foi o efeito PSY do ano passado. Com o sucesso mundial de Gangnam Style - que repercute até hoje - podia-se ver muitas manifestações contra a canção e o legendário rapper coreano, devido à característica viral com que a música dominou rádios, views no Youtube e redes sociais e a cultura Pop mundial de uma forma mais generalizada.

Não era raro ver manifestações de K-Poppers nas redes sociais indignados que agora "funkeiros nojentos" faziam seus vídeos-paródia de "Gangnam Style", manchando a imagem de seu maravilhoso gênero musical*. Isso no Brasil, mas não muito diferente de fandoms de outros países.

Com a tomada mundial de PSY (que acaba de provar ser uma nova força na música Pop já que seu novo single "Gentleman" é outro sucesso nos charts mundais e, claro, no Youtube), era mais que natural que o gênero chamasse a atenção da mídia. Somando a recente vinda para o país do Super Show 5, do Super Junior, e a surpreendente rapidez com que se esgotaram os ingressos, ficou evidente que o público do K-Pop é uma força mercadológica a se observar e testar, já que é principalmente formado por jovens de classe média/alta, ávidos por consumir tudo relacionado a seus idols.

"Gangnam Style"

Antes de "Gangnam Style", "Gee" era o vídeo K-Pop mais visto do Youtube e pode ter certeza que a Globo esteve ciente disso ao escolher exatamente a canção mais popular do girl group mais famoso da Coréia do Sul.

Não que a Globo esteja empenhada em divulgar e ampliar o alcance do K-Pop no Brasil, mas não dá mais para desconsiderar essa parcela do público.

"Sangue Bom" estreia dia 29 às 19h20. Dorama-Queen assistirá ansiosamente.

*Palavras de alguns K-Poppers que não fazem parte da opinião do blog sobre o Funk, muito menos sobre quem curte o gênero.