terça-feira, 30 de abril de 2013

T-ara N4 é previsivelmente fantástico e ainda samba na cara dos haters

"Countryside Life" de T-ara N4
Core Contents Media
Semana passada discorri sobre a estranha estratégia da Core Contents Media (CCM) em utilizar as controvérsias do grupo T-ara como propulsor de marketing para o lançamento da sub-unit T-ara N4.

Estranho para os padrões K-Pop, já que Madonna baseou metade de sua carreira em controvérsias e a utilização das mesmas como fonte de inspiração para as próximas, criando o livro de regras seguido à risca por popstars atuais como Rihanna.



No universo paternalista e sexista do Pop sul-coreano, celebridades envolvidas em escândalos devem se exilar até que a opinião pública pareça sentir falta dela, ou para sempre - principalmente se for mulher.

Ontem, 29, T-ara N4 e CCM finalmente completaram sua saga com o lançamento de Jeon Won Diary, uma canção que parece estabelecer uma nova atitude de celebridades quanto aos escândalos no K-Pop.

Countryside Life + Duble Sidekick

O single Countryside Life pode ser considerado uma colaboração entre T-ara N4 e o time de produtores Duble Sidekick.

Premiados este ano com o Melon Music Awards de "melhor compositor" e formado por Michael Kim (Chance do trio One Way), o crescente grupo de produtores não só possui créditos de composição e produção das duas faixas do single, como também de execução.

A faixa-título "Jeon Won Diary" segue as regras de estilo de I Got a Boy, de Girls' Generation, buscando inspiração no Hip Hop, mas sem ser tão explícita na costura dos diversos retalhos que a compõem, possuindo um fluxo mais harmônico e sutil entre os diversos segmentos.

Os elementos sonoros de "Jeon Won Diary" vão da batida funky/euro-trash (marca de T-ara), somada a um viciante riff de acordeon e, claro, um refrão ridiculamente sem sentido e grudento (outra marca do grupo-mãe). Uma das versões da canção (há duas) ainda possui um segmento com instrumentação tradicional coreana, com uma percussão de tirar o fôlego composta por Hwang Ho-jun.

"Jeon Won Diary" (Dance Vers.)

A outra faixa do single, Can We Love também possui participação de Duble Sidekick, na qual Chance empresta seus doces vocais para um refrão Soul de primeira linha. A linha de baixo e o arranjo de guitarras de "Can We Love" parecem ser a reencarnação dos momentos mais românticos de Michael Jackson, enquanto os raps de Eunjung, Hyomin e Areum, junto com os versos Pop de JiYeon "coreanizam" o gênero.

T-ara N4 contra o mundo

Enquanto musicalmente "Jeon Won Diary" não é muito diferente do que o grupo-mãe é habituado, é em estilo e atitude que T-ara N4 se destaca. Como dito no início, o grupo fez algo inédito no K-Pop recente encarando diretamente seus detratores, ao invés do auto-exílio usual.

"Por que se importa?/Oh deus", elas cantam logo de cara. “Não é da sua conta/ Deixe-me em paz/ O que isso tem a ver com você?” Em busca de diversão e leveza, elas fogem da rotina de julgamentos, partindo para o campo e, quando até lá elas são confrontadas com escárnio e resistência, T-ara N4 enfrenta e pergunta "Why you hating? Why why you hating?"

A grande reviravolta de "Jeon Won Diary" é que nenhum outro grupo senão T-ara poderia assumir essa atitude com senso de humor e, até mesmo, experiência de vida sem que soasse como mais uma canção de garotas chateadas chutadas por algum homem.

Na transformação que resultou na sub-unit, Eunjung, Hyomin, JiYeon e Areum mantêm o naivité e jovialidade características, mas escolhem permanecer e dançar na cara dos haters, demonstrando fibra e "autonomia" raras em K-Pop idols.

A versão drama guarda ainda mais de charmes. Ao contrário do grupo-mãe que sempre tem curta-metragens épicos como MV, as garotas de T-ara N4 nos deliciam com um alívio cômico que casa perfeitamente com a canção. O vídeo tem direção de Jo Soo Hyun - o homem por trás de Gangnam Style e Gentleman do PSY.

"Jeon won Diary" (Drama Vers.)

Até a publicação deste review, "Countryside Life" estava na décima posição da chart em tempo real da Instiz, tendo o pico de quarto lugar horas antes.