sábado, 4 de maio de 2013

Batalha K-Pop: 4Minute vence nos charts e no Dorama-Queen

Discretamente, SHINee e 4Minute se enfrentaram
nos charts coreanos na última semana de abril

O K-Pop é naturalmente separado por gênero, garotos de uma lado, garotas de outro. Raramente vemos grupos mistos (chamados de Co-Ed), como Sunny Hill (que atualmente é um girl group, já que o único membro masculino Janghyun está servindo ao exército desde o ano passado).

Na semana passada, SHINee (SM Entertainment) e 4Minute (A CUBE Entertainment) lançaram novos álbuns no mesmo dia (26/04), mas a batalha na mídia especializada ficou definida entre 4Minute, Secret e a sub-unit T-ara N4 - os principais girl groups a lançarem trabalho nos últimos dias de abril.

Dorama-Queen gosta de Co-Eds, portanto, a batalha para mim ficou entre The 3rd Album Chapter 2: Why So Serious? - The Misconceptions of Me do SHINee, e Name Is 4Minute do 4Minute.



Ladies First

Produzido por Brave Brothers, What's Your Name?, o novo single de 4Minute, é o tipo de canção que cresce em você, transformando a estranheza inicial em vício completo.

"What's Your Name?"


O clipe é uma completa bagunça, com referências ao apocalipse zumbi de T-ara, à estética ultra-colorida/brega de Ice Cream, último single da própria HyunA (rapper do grupo). Aliás, enquanto A CUBE promoveu o single como um retorno à estética electro-funky do início de 4Minute, "What's Your Name?" é muito mais uma hyuna-zação do grupo, certificando-a como o membro mais relevante e catalizador comercial de 4Minute.

Indício disso é a escolha de Brave Brothers para a produção da lead-track: "What's Your Name?" é uma reciclagem de "Ice Cream", de autoria do próprio Kang Dong Chul. E este foi, a princípio, meu principal ponto de resistência para com a faixa. Mas, a batida infecciosa que parece um refino das batidas do funk carioca, mais os psicodélicos sons de vídeo-game (presentes no pré-refrão da Hyuna) e o primeiro refrão (da Gayoon) recheado por uma guitarra bem summer-rock, fazem da produção uma estrela maior que uma simples imitação de si mesma (hábito constante de Brave Brothers).

E, por bem ou por mal, 4Minute é um grupo de ótimas performers que, apesar da suposta competitividade interna, funciona muito bem em conjunto. Ou seja, ao invés de se tornar um show da "Hyuna e suas back-up dancers", todos os membros do grupo contribuem positivamente para a faixa - até mesmo as eternamente sem-sal Sohyun (maknae) e Jihyun (líder).

O restante do EP é ainda mais interessante enquanto vitrine do grupo. A faixa intro What's My Name? relembra a dramaticidade de For Muzik e Get On The Floor, mas a batida industrial e os sintetizadores épicos soam como algo composto para a sub-unit 2Yoon. Tal sonoridade se repete na sensacional faixa de conclusão Domino.

Usada como abertura das promoções televisivas deste comeback, Whatever tem uma produção em mosaico como um híbrido entre I Got A Boy Diplo. Ela e Gimme That soam como algo que poderia ser gravado por f(x), se as garotas da SMe fossem programadas para ter sexualidade, já que as letras de ambas canções contêm insinuações sexuais no melhor estilo HyunA. Aliás, "Gimme That" é uma faixa que se houvesse sido escolhida como lead-track não perderia de forma alguma a qualidade do concept (tirando os zumbis).

"Whatever"


Os falsos juízos de SHINee

Concluindo os melhores lançamentos da SMe de 2013 (até o momento), SHINee voltou no mesmo dia (26/04) com a segunda parte do projeto "Misconceptions", com a lead-track Why So Serious?.

"Why So Serious?"


Continuando a pegada oitentista da primeira parte, "Why So Serious?" soa como uma versão coreana de Walk This Way, da clássica colaboração entre Aerosmith e RUN-DMC. Com característicos riffs de guitarra e metais, além de vocais eloquentes que comprovam que essa estética pop-rock oitentista (inspirada em figuras como Michael Jackson) combina perfeitamente com SHINee. Melhor que o dance pop usual da carreira deles até o ano passado.

Daí o maior pecado de "The Misconceptions of Me": de uma maneira geral, a produção tende mais para o dance pop de Ring Ding Dong e Lucifer. Não que estas faixas sejam ruins, mas a nova direção sonora tomada ano passado com Sherlock soa mais interessante para a performance do grupo.

"The Misconceptions of Me" está longe de ser um álbum ruim. A SMe tem os melhores produtores e, em 2013, a agência parece empenhada em lançar belos álbuns como obras completas. As duas partes do projeto "Misconceptions" são excelentes trabalhos de produção em que o grupo obteve uma liberdade de participação intensa - algo pelo qual a SMe não é famosa nem louvada.

Melhor trabalho da carreira do grupo, o projeto é um conjunto das visões de SHINee sobre o mundo e sobre eles próprios. À altura do lançamento do primeiro capítulo, o Chapter 2 foi descrito por Lee Sungsoo - diretor de produção da SMe - da seguinte forma:

"Chapter 2 é sobre as falsas ideias de mim mesmo [quer dizer, SHINee], os sonhos que lentamente quis para mim mesmo e os ideais errôneos. [O capítulo] Evoca o abismo entre a realidade e os sonhos de SHINee e tem um som mais profundo e obscuro, totalmente o oposto do Chapter 1."

O grande diferencial entre o dance pop de trabalhos passados e "The Misconceptions of Me" é a produção madura e harmônica do álbum como um todo. Sem ser totalmente discrepante da primeira parte do projeto, o capítulo dois tem momentos memoráveis como Like a Fire, uma excelente faixa que mescla elementos orgânicos de dancehouse clássicos - como a guitarra e a percussão - e batidas tipicamente Pop. É uma faixa cheia de detalhes surpreendentes, do tipo que não foi cuspida em uma sentada no estúdio, mas sim repensada e burilada até a chegada no resultado final.

Outra faixa sensacional é Orgel, uma balada mid-tempo de clima etéreo e vocais sensuais - raramente dispostos por SHINee, - sobre um cara obcecado por uma garota, utilizando a metáfora de uma repetitiva caixa de música. Excuse Me Miss evoca o clima Urban Pop do primeiro álbum, com batidas marcadas por um piano, coadjuvante ao excelente desempenho vocal do grupo.

Finalmente, o álbum fecha com Sleepless Night a faixa mais linda de todo o álbum. Uma balada usual, mas uma joia de interpretação.

"Sleepless Night"

Showdown: 4Minute X SHINee

Os charts comprovaram 4Minute como as grandes vencedoras de venda de abril, estando até o momento da publicação em segundo lugar na Instiz (chart que avalia as vendas digitais em tempo real) e em 17º na GAON (chart que avalia as vendas físicas). SHINee, por sua vez, está em 19º na Instiz e em 32º na GAON, números decepcionantes não somente para SHINee, como em relação à primeira parte do projeto ("The Misconceptions of You" debutou em primeiro lugar na GAON e manteve-se no top 10 por quase todo o mês).

Segundo o Dorama-Queen 4Minute também supera SHINee, principalmente porque o EP das garotas demonstra uma evolução em estilo e produção. É uma decisão difícil porque ambos os trabalhos são excelentes e demonstram força e personalidade - SHINee em participação na produção e 4Minute enquanto catalizador performático.

No fim das contas, as garotas da A CUBE demonstraram ser capazes de transformar os anos de carreira e trabalhos solo e em sub-grupos em qualidade e novidade performática, enquanto SHINee, apesar de serem musical e vocalmente superiores, mantiveram o produto final similar a trabalhos passados e inferior ao conceito imediatamente inferior [Chapter 1].

Mais sobre SHINee e 4Minute, aguardem a playlist com o top 10 de abril, no Dorama-Queen.