sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ay Yo K-Pop #4 - Derretendo o Gelo


Ah primavera! O gelo começa a derreter, o verde e as cores das flores começam a brotar e o K-Pop começa a arregaçar as mangas. Obviamente estou falando das zonas temperadas do hemisfério norte, em especial a Coréia do Sul.

Ao passo que as ameaças de guerra vindas do Norte se esmaeciam a cada semana, abril foi o mês em que o povo sul-coreano se deu novamente ao prazer das ruas e parques de suas grandes cidades, e os festivais de frutas e florescência. Até singles comemorativos ao morango (fruta da estação) foram lançados por Ailee e Acoustic Collabo, e alguns retornos se centraram no clima romântico da estação (Gain com Hyungwoo; K.Will).

Nos charts K-Pop, deu-se a largada aos grandes comebacks do ano (que aconteceram mesmo agora em maio): 4Minute, Secret, PSY e T-ara, com a sub-unit T-ara N4 foram alguns dos principais destaques.

Apesar de extremamente atrasada (de novo, devido das atribulações acadêmicas e profissionais), a playlist mensal de Dorama-Queen contém os principais nomes do Pop mainstream da Coréia do Sul, mas, novamente, foram seres do underground e injustiçados da indústria - nugus - que brilharam nos meus momentos particulares.

Confira após o jump...

Menções Honrosas

Reminiscência

  • "Because I'm Crazy" de AA
Na lista passada, AA (Well Made Star M) também constou como menção honrosa ao prazer culposo que suas canções me causavam ao soarem como o Pop/Dance das boy bands européias dos anos 1990. O debut-single Because I'm Crazy (2011) é uma faixa que trabalha em crescendo a culminar em um final de vocais e instrumentação excitantes - ao momento que AoorA e Kimchi sustentam nas vozes a força da dança do líder Woosang. É lindo! Música Pop de primeiríssima qualidade (composta pelos próprio garotos, diga-se de passagem) e desempenhos excelentes. Por ser um grupo considerado flop na indústria, AA tem bem menos atenção do que merece. Lástima, mas mesmo assim confiram!

"Because I'm Crazy"


Menções Desonrosas

Em março, me dei ao benefício da dúvida quanto aos lançamentos desgostosos do mês. Em abril, o que não gostei não teve jeito.

  • "Should Have Treated You Better" de uBEAT
Se jogando na onda de sub-units de 2013, NH Media lança uBEAT, primeira sub-unit do esforçado U-Kiss. E, enquanto o álbum lançado em março manteve-se duvidoso, a sub-unit composta pelos rappers Eli e AJ, apresentando Kevin (vocalista principal do grupo original) nos vocais, foi um escorregão direto para o lado inútil da força.

A começar pela própria configuração da unidade que se diz centrada nos rappers do grupo, mas no single de estréia Should Have Treated You Better, é Kevin quem possui maior exposição. Não tem como pensar em uBEAT sem lembrar de INFINITE-H, sub-grupo de INFINITE (Woollim Entertainment) formado pelos rappers Dongwoo e Hoya. Mas as semelhanças entre as unidades terminam na intenção.

"Should Have Treated You Better"


Não que uBEAT se predispôs a adentrar os meandros do Hip Hop, como fez INFINITE H, mas ao anunciar uma nova faceta do U-Kiss, NH Media fez com a unit e seu álbum (homônimo à faixa-título) um grande tiro pela culatra. A começar pela produção de Brave Brothers que, mais uma vez, recicla a sim mesmo e compõe para a nova sub-unit um som idêntico a tudo mais feito para TEEN TOP. Kevin até soa idêntico ao Niel!

Totalmente esquecível e, para piorar, ao invés do EP mostrar as facetas solo dos membros, ele é em maior parte composto por remixes de faixas de "Standing Still", último álbum do grupo original.

  • "Gentleman" de PSY
Claro que esta é uma opinião completamente impopular e me ponho na linha de fogo sem medo, mas Gentleman, último e indefectível hit de PSY é ruim. Mesmo com a delícia de MV, como PSY é um ás em produzir, Gentleman é praticamente um remake de "Gangnam Style" voltado, sem sombra de dúvidas, para a continuidade de seu sucesso no ocidente: as canções são a mesma em estrutura e concept irônico e hilário.

Claro, isso funciona e a faixa não é ruim, com seu ácido humor e adorável repaginação da "arrogant dance" de Brown Eyed Girls, mas para nós entusiastas da música Pop coreana e conhecedores do potencial de PSY, "Gentleman" não é o bastante.

  • "Michi GO" de G-Dragon
E enquanto PSY ainda tem o benefício das igualdades entre Gentleman e Gangnam Style, G-Dragon seu colega de agência (YG Entertainment) não tem nada a seu favor.

Membro prodígio de BIG BANG, um dos maiores grupos  em atividade do K-Pop (atrás talvez, apenas de Super Junior), desde o segundo semestre do ano passado G-Dragon foca em sua carreira solo, e em fins de março deste ano ele iniciou sua primeira turnê mundial solo.

Michi GO foi lançada dia 1º de abril em comemoração ao início da turnê e é uma continuação em estilo de seu single anterior, "Crayon". De qualquer forma, ambas as canções são composições atrozes com batidas baseadas no techno-dance ocidental - e claro (!!) dubstep - que se esforçam demais para soarem "diferentes", mas recaem em sonoridades idênticas à cansada fusão entre Hip Hop e música eletrônica que se vê.

"Michi GO"

"Michi GO" é ainda pior, com seu MV recheado de imagens insólitas e desconexas, além de uma letra autocêntrica que diz bem menos do que VIPs e YG Whores gostariam de admitir: NADA! Aliás, "Michi GO" demonstra um G-Dragon no auge de seu hype, mas longe das composições sublimes e despretensiosas como "That XX", "Bad Boy", "Baby Goodnight" e "Lies".

Doce K-Pop

Finalizando o ciclo de menções de abril, damos início à doçura e leveza que a nova estação foi aos poucos imprimindo no K-Pop.

  • "Love Actually" de Sunny Hill e daybreak
Terceira parte do projeto re;code, o excelente grupo Sunny Hill se juntou à banda indie daybreak para um remake da canção Love Actually, original do grupo indie. De composição simples, centrada nas angústias e ansiedades do novo amor, e arranjo de cordas épico a lá comédia romântica, a canção destoa das composições conceitualmente irônicas e, até mesmo, sérias de Sunny Hill, mas compensa em leveza e doçura.

"Love Actually"


Sunny Hill também contribuiu para a repaginação da música que, além de conter um rap de Mi Sung, tem como ponto alto a interpolação - cantada por Seung Ah - com um dos maiores hits de Sunny Hill, "Pit-A-Pat". O MV, como de habitual de Hill, é um adorável trato de bom humor, raro no K-Pop.
  • "2nd Confession" de BtoB
Sob a A Cube Entertainment, BtoB foi um dos milhares de rookies masculinos que estreiam ano passado e eu deliberadamente ignorei. Contudo, a presença do grupo esteve presente em minhas escutas pela figura do rapper Jung Ilhoon que participou de faixas b-side dos últimos trabalhos de HyunA e 2Yoon, além delicioso comeback de G.Na.

Aconteceu tardiamente, comigo e BtoB, o que a indústria costuma fazer antes do debut do grupo: agências constroem a antecipação dos fãs ao pré-revelar detalhes sobre os membros com fotos, video-teasers, profiles etc, até o momento da estréia, fãs já tem seus bias, a quem vão observar o desempenho.

2nd Confession entra nessa lista porque o meu gosto pelas participações de Ilhoon, nas faixas de suas colegas, foi suficiente para me fazer adorá-lo sem mesmo nunca ter ouvido uma canção sequer de BtoB. Por sua vez, a faixa adentra na vibe romântica do mês, tendo uma sonoridade doce de produção semelhante ao pop noventista que aos poucos se insere no K-Pop, e letra de fazer sorrir sem motivo algum ("I'll be your shoulder and you can be my backpack").

"2nd Confession"


Top 10

10. Hip Hop Bandwagon

  • "Joah" de Jay Park
Um dos nomes mais estáveis do K-Pop atual, Jay Park é um quasi-idol impossível de resistir, por mais que você queira.

Sério, eu tentei! Primeiro que ele é lindo (e gostoso!) de morrer. Some-se a isso um impressionante talento b-boy (dançarino de break de fazer inveja a muitos artistas do Hip Hop/R&B ocidentais), capaz de te fazer derreter tanto quanto sua aparência de garoto safado. Finalmente, além da sensual voz de veludo, Jay Park é um rapper de primeiríssima qualidade, cheio de musicalidade e ritmo. Como bônus, a participação ativa em suas produções destoa do sistema de idols da indústria, fazendo dele uma celebridade que surgiu nesse meio, mas que não é necessariamente dele.

"Welcome"


O single-álbum "JOAH" contém três faixas distintas que servem de samples bem dosados para a versatilidade artística de Park. A faixa homônima é uma adorável canção de R&B romântico com elementos de Soul em seu arranjo de metais. Em "1HUNNIT'" ele atinge os níveis de korean-guetto usuais dos grupos masculinos do K-Pop, mas a experiência de vida de Park permite que nunca soe forçado como noventa porcento de seus colegas. E, ao final, Welcome retorna ao romantismo de "Joah", mas de conotação e produção mais sexual - também usual em seu trabalho. Lembrando a sonoridade do norte-americano Trey Songz, a melhor faixa do álbum por sua sonoridade adulta.

  • "In Love" de Electroboyz
Sob a Brave Entertainment, Electroboyz é o melhor grupo produzido pelo hitmaker Kang Dong Chul, o próprio Brave Brothers. Muito provavelmente porque, apesar de transitarem com facilidade no sistema de idols do K-Pop (como Jay Park), o trio de rappers produz a si mesmo sem a pressão dos charts.

"Ma Boy 3" (ao vivo featuring Nana)


Ainda assim, Electroboyz tem uma pequena coleção de hits, especialmente "Ma Boy 2", remake do grande hit do ano passado da sub-unit SiSTAR19. E o single deste álbum do grupo é justamente Ma Boy 3, terceira parte do hit, desta vez com a participação de Nana, a sextart do After School (Pledis Entertainment).

Enquanto na parte dois Hyorin mantinha a potência vocal da canção original, agora Nana traz o sexyback em seu refrão em falsetto fofo, sem soar muito aegyo. Aliás, musicalmente Ma Boy 3 é mais suave e romântica que Ma Boy 2, na qual os raps eram mais fortes e menos melódicos.

Esse romantismo está presente nos melhores momentos do álbum, que não se chama In Love à toa. Outros destaques são Ride With Me, Love e melancólica I Like This Kind of Things.

9. IDOL HOP: "Money In The Building" de M.I.B

Sob a Jungle Entertainment (Tiger JK, MFBTY), M.I.B é um quarteto debutado em 2011. Como de costume, artistas da Jungle Entertainment se destacam pela musicalidade portentosa e real, mesmo quando seguem o livro de regras do mainstream.

Segundo EP do grupo, Money In The Building possui uma produção Pop/Hip Hop tradicional, baseada em hooks sonoros que se associam a refrões simples que servem de ligação entre os excelentes raps - ao passo que, na lógica K-Pop de existência, contribuem para o potencial dos vocalistas (Kang Nam e Cream).

"Nod Along!"


A faixa-título Nod Along! lembra os tempos áureos e interessantes de Black Eyed Peas, com instrumentação e melodias reais. Além disso, o EP possui momentos que vão do R&B sublime, como em "Hello Goodbye", ao Hip Hop puro - a genial "M.I.B Is Coming" -, sendo uma ótima porta de entrada para o grupo, um ótimo exemplar de Hip Hop real na miríade de posers do K-Pop.

8. EXPERIMENTAL: "Red Light" de Zion.T

Surgido em minha vida K-Popper a partir do melhor single da sub-unit INFINITE-H, Zion.T (Amoeba Culture) é um artista de sonoridade Urban-Pop experimental. Debutado em 2011, é um dos nomes da música underground da Coréia do Sul mais difíceis de se encontrar informações e arquivos. Red Light é seu primeiro álbum.

De matriz eletrônica, "Red Light" não é um lançamento Pop usual, sendo um ótimo híbrido entre o Hip Hop e o R&B, contendo deliciosa instrumentação ao vivo. Canções como "Doop" e "Dodo" se baseiam em linhas de baixo pesadas e guitarras Soul associadas a sintetizadores. No geral, é um álbum que mescla bem o experimentalismo sombrio da música Urban/Electronica, com a leveza do Pop.

"Babay" (featuring Gaeko of Dynamic Duo)


Algumas faixas soam perfeitas como trilha de um "esquenta" noturno, com drinks e amigos - como "She" (com o rapper do momento, Beenzino) e o delicioso single Babay. Outras soam como produzidas especialmente para se ouvir fumando maconha ("Neon/Director's Cut" e o reggae "On Na Na").

"Red Light" é, enfim, um álbum para quem é interessado em campos menos usuais da música e tem curiosidade em saber o que acontece fora do mundo da TV coreana e seus idols.

7. REAL MUSIC

  • "Love Blossom" de K.Will
Segunda parte de seu aclamado terceiro álbum, Love Blossom trouxe de volta aos charts coreanos a voz macia e aveludada de K.Will.

"Love Blossom"

Pode-se contar com K.Will para canções de produção substancial, instrumentação real e baladas de Soul melódico, como a faixa-título Love Blossom, sem necessariamente serem grandes dramalhões coreanos. "Bon Voyage" adentra melhor nos campos do Urban-Pop, com guitarras melódicas, pianos suaves e, novamente, rap de Beenzino.

No geral, o álbum tem sonoridade mais leve que a primeira parte lançada ano passado, soando às vezes como trilha de comédias românticas.

  • "Romantic Spring" de Ga In e Hyungwoo
De repente, Ga In estaria de volta com um novo EP! Produzido em parceria com Hyungwoo colega de gravadora (LOEN Entertainment), Romantic Spring é um EP delicado de qualidade rara no K-Pop: é inteiramente acústico, com orquestração real que dar um ar de realidade no contexto ultra-produzido da música Pop.

"Brunch"

Naturalmente, as faixas estão longe do mainstream sonoro flertando com a Bossa Nova em "2 O'Clock Date" (co-composta por JeA, colega de Brown Eyed Girls de Ga In). São arranjos grandiosos que também passam pelo Jazz moderno, com suaves notas de mambo em "Sway" - que lembra atos ocidentais como Michael Bublé e Dean Martin.

A faixa-título Brunch reproduz a doçura do Pop, mas resguarda a beleza acústica do EP, um trabalho conceitual e bem cuidado, construído para transmitir o efeito emocionante e romântico da estação.

6. TRASHY LADIES

  • "Mega Yak" de Delight
Delight (Broad Media Entertainment) é um quarteto feminino de intenções Hip Hop, a atual tendência dos grupos femininos. Porém, enquanto outros grupos do gênero como GLAM e D-Unit optam por uma imagem mais tom boy/moleca, estas rookies exalam feminilidade em meio a raps e refrões eloquentes e poderosos, e batidas tão trash quanto irresistíveis.

O EP de deubt do grupo abre com uma intro instrumental que atenta para a sonoridade raiz do dubstep. Sua primeira reação é querer tacar Delight no fogo, porque afinal não há santo que aguente mais dubstep, mas elas compensam na faixa seguinte "Delight Time", uma faixa de puro Hip Hop com raps ousados, com a  dose certa de prepotência para grupos de rap.

"Mega Yak"

A marra se infla no lead-single Mega Yak, uma típica faixa híbrida de Hip Hop com EDM (Electronic Dance Music), mas que conquista pela batida de gosto duvidoso e refrão viciante sobre descer a porrada em garotos maldosos. Mais prepotência (YAAY!).

O EP fecha com "Paradise", melhor faixa que seria uma ótima escolha de single caso fosse repaginada com um remix ainda mais dançante, para elevar a qualidade do refrão. "Mega Yak" (o álbum) é um lançamento eficiente para um rookie obscuro, recheado de dubstep que beira o duvidoso, mas que ao fim do dia conquista pela diversão da performance marrenta das garotas.

  • "Beatles" de GI
Mas, o verdadeiro guilty pleasure trash de abril foi GI (Global Icon). A começar pelo conceito andrógino do grupo, no qual todas as garotas são estilizadas para serem mais sapatão que Amber do f(x). Como se não bastasse, o próprio nome do grupo já é suficiente para sentar e dar risada da cara delas. Contudo, o single debut, Beatles, é uma canção medíocre (com um MV ainda pior) mas que conquista pelo anti-clímax sujo que o refrão e a produção eletrônica proporcionam. Honestamente, não dá para racionalizar, é só para divertir.

"Beatles"


O remix Daft Punk-esco é ainda mais legal.

5. DRAMA ROOKIES: "Dreamer" - HISTORY

Pode-se confiar na LOEN Entertainment para lançamentos cheios de dramaticidade e beleza. Casa de artistas como IU, Sunny Hill e Fiestar, a agência contribui de maneira criativa para a antecipação em torno de seus grupos.

Através do "Real Dating Tip Book", série de teasers deliciosamente hilários, LOEN apresentou cada membro de seu novo grupo, HISTORY - Kim Si Hyung, Jang Yi Jeong, Song Kyung Il, Kim Jae Ho e Na Do Kyun (vale a pena ver cada trailer) - culminando na linda faixa, que também dá nome ao single-album, Dreamer.

"Dreamer"


A faixa de sonoridade Britpop naturalmente trata de amor, mas daqueles que se tem de conquistar. A lindíssima instrumentação da canção é marcada por uma percussão marcial que cresce progressivamente. Os vocais dos garotos é de primeiríssima qualidade e, até o rap - composto por Mi Sung do Sunny Hill - que poderia ser descartado, ganha vida bela e se torna essencial para a teatralidade da faixa.

4. IDENTIDADE SÓLIDA: "Letter from SECRET" de Secret

Ao revisar "Letter from SECRET", deixei claro minha posição sobre a excelente música produzida por Secret. Apesar das múltiplas personalidades de seus concepts, a música de Secret sempre é dotada de identidade que pertence apenas ao grupo dentre seus hoobaes na indústria: mesmo que musicalmente a onda do K-Pop atinja com frequência elementos retrô, Secret possui o estilo com eficiência e realidade.

Como era de se esperar YooHoo, o lead-single do EP, cresceu em mim e é, na verdade, um excelente ingrediente na sedimentação da identidade sonora do grupo, que sempre soa mais interessante quando produz canções tipicamente K-Pop, ao invés de imitações de Beyoncé.

E, claro, não poderia deixar de mencionar novamente o quão competentes são essas garotas quando se direcionam para atos realmente emocionais. Only U é provavelmente a balada mais bonita do mês.

"Only U"


3. FULL CIRCLE: "The 3rd Album Chapter 2: Why So Serious? - The Misconceptions of Me" de SHINee

Durante os últimos dias de abril, todas as atenções se voltaram para a batalha entre as garotas (4Minute, Secret e T-ara N4) e SHINee retornou com a segunda parte de seu terceiro álbum - o projeto "Misconceptions" - sem a devida atenção.

Nas paradas, a performance de "The Misconceptions of Me" (MoM) foi decepcionante em comparação à primeira parte do álbum (que é o álbum mais vendido do ano até o momento), a lead-track Why So Serious? teve um desempenho ainda pior ao longo de maio, estreando na 32ª posição, subindo à 15ª na semana seguinte, mas caindo gradualmente ao longo do mês.

A grande lástima é que MoM é um excelente álbum que fecha o círculo perfeito que foi o comeback de SHINee este ano. Se em 2012, Shawols coreanos se desapontaram com a rápida promoção de "Sherlock", o primeiro semestre de 2013, por bem ou por mal nas vendas, foi recheado por SHINee.

Musicalmente, o Chapter 1, "Misconceptions of You" (MoY), deu o ponta-pé à completa maturidade do grupo que se estabiliza com o MoM. Enquanto no MoY os garotos experimentavam sabores diferentes, o MoM é um perfeito híbrido entre sonoridades clássicas do grupo (como "Lucifer" e "Hello") com estes novos campos.

"Evil"

Faixas como "Like A Fire", "Excuse Me Miss" e Evil mereciam muito mais que serem apenas album-cuts, já que a lead-track ao longo tempo não manteve o hype inicial. Ainda assim, como mencionei na review, ambas as partes do terceiro álbum de SHINee são uma grande evolução em produção musical para SM Entertainment e o grupo.

2. FOREVER KWEENS: "Countryside Life" de T-ara N4

Sim, resisti à minha bias em T-araJeon Won Ilgi não é o primeiro lugar de abril. Contra as minhas próprias expectativas - e apesar de ainda considerar o single debut excelente - "Jeon Won Ilgi" não sobreviveu à competição ferrenha do mês, nem das minhas playlists diárias, nem aos charts coreanos.

Contudo, o mês foi frutífero para T-ara N4 que aparentemente do nada se juntou a Chris Brown, voando para Los Angeles para uma mini-tour promocional totalmente improvisada. Enquanto na Coréia do Sul, netizens e antis continuavam a malhar as garotas, nos Estados Unidos elas pareciam estar se divertindo e apenas aproveitando a onda.

As aventuras de T-ara N4 nos Estados Unidos culminam no lançamento de Countryside Life na América - com participações de grandes nomes do Hip Hop como Chris Brown e Snoop Dogg - e a apresentação (quase catastrófica se as garotas não fossem extremamente profissionais) no show de Brown na piscina do Palms Casino em Las Vegas.

"Jeon Won Ilgi (Americano Style)"


1. GREATEST HIT "Name Is 4Minute" de 4Minute

Com a lista de comebacks estrelares acontecendo em 2013, as rainhas de abril/maio foram as cinco garotas da A Cube, 4Minute, com a deliciosa What's Your Name?.

Demonstrando uma impressionante longevidade nos charts ao longo do mês, o single é o primeiro #1 do 4Minute na GAON derrubando não só seus competidores usuais, mas também nomes de peso como o PSY.

Altamente popular, "What's Your Name?" possui arranjos "feel good" marcados por uma produção que inspira nada menos que a diversão. Mesmo não sendo superior à faixa lançada pelo grupo no ano passado (Volume Up), a produção de Brave Brothers para "What's Your Name?" marca com generosidade a participação de cada membro do grupo, equilibrando as funções para além de HyunA.

Do vídeo tosco, à coreografia espirituosa e sensual, a canção combina perfeitamente com o derretimento do gelo e o sentimento de calor.

"What's Your Name?"


Para ver a lista de lançamentos de abril, clique aqui.